Depois de muito pesquisar resolvi pegar uma Yamaha Virago XV 250. Escolhi ela pela fama desta moto, e pela tradição da mecânica das Yamaha: simples e robusta. Porém, as "viraguinhos" só foram produzidas no Brasil de 1997 a 2002. Assim, para comprá-la eu deveria tomar diversos cuidados, e pensar em reformá-la.
A Virago foi a primeira moto com motor em formato V a ser produzida por uma empresa japonesa em 1981. Originalmente era vendida em 750 cc. Atualmente, a Virago 250 foi rebatizada para V-Star 250, e é vendida somente na América do Norte, México e Oceania - na Nova Zelândia ainda é chamada pelo nome original.
A primeira coisa que deveria prestar atenção seria a manutenção da moto. Hoje, segundo meu mecânico é difícil de encontrar "viraguinhos" em bom estado. Reparei isto quando entrei em contato com alguns vendedores particulares pelo moto.com.br. Além disso, há vários anúncios suspeitos com modelos de 1998 com apenas 15.000 km rodados - a minha já está com quase 60.000 km (média de 12 km andados por dia), mas o motor ainda está impecável.
Assim, por ser uma moto antiga evitei as vendas particulares e procurei em lojas para ter maior segurança. O importante seria que a mecânica básica estivesse em perfeito funcionamento. Sabia que não encontraria nenhuma com acabamento novo por ser uma moto com pouco mais de 10 anos - a minha Charlotte é de 1998 e tem 13 anos.
Depois de alguns meses de busca diária achei ela na Moto Horst, que fica na Washington Luís - recomendo a loja a qualquer um pelo bom atendimento e profissionalismo. Depois de alguma canseira na negociação tirei ela de lá; consegui barganhar bem, pois sabia que gastaria com reformas e customização.
A Virago foi a primeira moto com motor em formato V a ser produzida por uma empresa japonesa em 1981. Originalmente era vendida em 750 cc. Atualmente, a Virago 250 foi rebatizada para V-Star 250, e é vendida somente na América do Norte, México e Oceania - na Nova Zelândia ainda é chamada pelo nome original.
O que significa virago? De acordo com o dicionário Houaiss: "Mulher de aspecto, inclinações sexuais e hábitos masculinos. (...) ETIM lat. virãgo,inis, ´mulher forte, guerreira´ no nom.; voc. ligado ao lat. vira,ae ´mulher´ der. do lat. vir,i ´homem, macho´ (...) sinonímia de machona". É por isso, que muitos batizam suas motos com nomes de mulheres. A minha é a Charlotte!
A primeira coisa que deveria prestar atenção seria a manutenção da moto. Hoje, segundo meu mecânico é difícil de encontrar "viraguinhos" em bom estado. Reparei isto quando entrei em contato com alguns vendedores particulares pelo moto.com.br. Além disso, há vários anúncios suspeitos com modelos de 1998 com apenas 15.000 km rodados - a minha já está com quase 60.000 km (média de 12 km andados por dia), mas o motor ainda está impecável.
Assim, por ser uma moto antiga evitei as vendas particulares e procurei em lojas para ter maior segurança. O importante seria que a mecânica básica estivesse em perfeito funcionamento. Sabia que não encontraria nenhuma com acabamento novo por ser uma moto com pouco mais de 10 anos - a minha Charlotte é de 1998 e tem 13 anos.
Depois de alguns meses de busca diária achei ela na Moto Horst, que fica na Washington Luís - recomendo a loja a qualquer um pelo bom atendimento e profissionalismo. Depois de alguma canseira na negociação tirei ela de lá; consegui barganhar bem, pois sabia que gastaria com reformas e customização.